Sabemos que trabalhar muitas horas em uma mesma posição pode gerar alguns desconfortos ao longo do tempo, como: dor nas costas, dores nas pernas, inchaços e entre outros. Seja por ficar muito tempo sentado ou em pé, é extremamente importante que tenhamos alguns cuidados para evitar que seja desenvolvido qualquer problema físico durante a nossa jornada de trabalho.

Por isso separamos para você 4 dicas para manter a saúde das suas pernas em dia e evitar que ocorra qualquer desconforto em consequência disso.

As longas jornadas de trabalho em uma mesma posição podem ocasionar dores nas pernas, nas costas, formigamentos, fadiga, varizes e cansaço muscular. Isso acaba reforçando o fato que o nosso corpo não foi feito para ficar muitas horas estático e que ele necessita de movimentos constantes para o seu bom funcionamento.

Ao movimentar o nosso corpo vai ajudar diretamente na nossa circulação sanguínea, e consequentemente, teremos um corpo e pernas mais saudáveis. Ou seja, fazendo com que o nosso corpo esteja sempre em movimento, vamos prevenir não só as dores e inchaços nas pernas, mas também, garantir uma saúde vascular melhor. 

Para evitar qualquer desconforto durante os seus longos períodos de trabalho, veja a seguir 4 dicas:

1- FAÇA ALONGAMENTOS ANTES, DURANTE E APÓS O EXPEDIENTE

Fazer alongamentos antes, durante e após o expediente, ajuda a diminuir a tensão e relaxar a musculatura, principalmente quem tem um dia de muita pressão no trabalho ou ansiedade. Com isso, combate as dores nas costas, pescoço, ombros, pernas e possíveis lesões causadas pelo próprio trabalho, como a tendinite. 

O alongamento é um aquecimento que se faz antes das atividades físicas. É simples e pode ser feito até mesmo no próprio ambiente de trabalho. Para que seja eficaz, é necessário manter uma constância, e se alongar por pelo menos cinco minutos, diariamente.

2-REALIZE PEQUENAS PAUSAS PARA DESCANSAR

Outra dica importante para evitar as dores no corpo e pernas, é aproveitar todo momento livre que tiver para descansar. Você pode fazer isso a cada duas horas, por exemplo, ou sempre que julgar ser necessário.

Nesses períodos de descanso você pode optar em tirar os sapatos e sentar-se em uma posição que seja possível elevar levemente os pés. Ao elevar os pés levemente, você consegue melhorar a sua circulação sanguínea e, consequentemente, melhorar as dores e inchaços.

3-MANTENHA A POSTURA CORRETA PARA SENTAR NOS INTERVALOS

Se você possui um trabalho que passa longas horas em pé, é extremamente importante que, além dos alongamentos, durante os intervalos você consiga se sentar, proporcionando conforto e descanso para o seu corpo.

Vale ressaltar que, ao se sentar, é muito importante observar se está na postura correta. Pois, esse período de descanso ajudará a aliviar dores musculares e a pressão que foi feita na sua coluna por ficar um longo período de pé. A recomendação principal é manter sempre a coluna ereta, com o quadril e joelhos dobrados em um ângulo de 90 graus.

4-MOVIMENTE-SE DURANTE OS EXPEDIENTE DE TRABALHO

Como citado anteriormente, o nosso corpo precisa estar em constante movimento para o seu bom funcionamento, por isso, a importância de fazer pequenos movimentos durante o expediente de trabalho. Tanto sentado ou em pé, é interessante sempre caminhar, fazer movimentos circulares com os pés e assim por diante. Com isso, você consegue fazer com que haja um aumento na sua circulação sanguínea e também, evitar que a sua musculatura não fique rígida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2025 - Todos os direitos reservados para Dr. César Raimondi