A diabetes mellitus é uma condição que pode levar a várias complicações, algumas podem ser graves se não identificadas e tratadas prontamente, como as vasculares. Confira neste artigo, qual a relação entre varizes e diabetes.
Entendendo a relação das varizes e diabetes
A diabetes mellitus é um distúrbio conhecido por interromper a maneira como seu corpo usa a glicose (açúcar). Todas as células do seu corpo precisam de glicose para funcionar normalmente.
Esse açúcar entra nas células com a ajuda de um hormônio chamado insulina e se não houver insulina suficiente ou se seu corpo parar de responder à insulina, a glicose se acumula no sangue. Isso é o que acontece com as pessoas com diabetes e este acúmulo que pode gerar inúmeras complicações nos vasos sanguíneos das pessoas.
A deficiência de insulina no paciente diabético leva ao acúmulo de açúcar no organismo que, ao longo dos anos, acarreta prejuízos à circulação sanguínea.
Quem tem diabetes pode tratar as varizes?
Essa é uma pergunta feita com frequência pelos pacientes com varizes e diabetes e a resposta é SIM! Pessoas diabéticas podem, sim, tratar as suas varizes. No entanto, existem algumas orientações que não podem ser esquecidas e precisam ser seguidas, confira:
- Informe ao seu médico vascular se você é diabético ou não. Isso influenciará na escolha do tratamento;
- Sua diabetes está controlada? Este é outro ponto importantíssimo que você deve organizar antes de procurar um vascular;
- Escolhe, com o seu médico, a melhor terapêutica para o seu quadro.
Existe tratamento ideal para diabéticos?
Pacientes diabéticos apresentam dificuldade na cicatrização e estão mais vulneráveis às infecções de membros inferiores. Por isso, quando o assunto é o tratamento de varizes nesses pacientes, o cenário deve ser rigorosamente avaliado.
Se a diabetes estiver compensada e bem controlada não há restrição de tratamento.
Hoje existem várias alternativas que vão de cirurgia aos procedimentos minimamente invasivos, que também são seguros, eficazes, livres de cortes e que podem trazer mais conforto e qualidade de vida aos diabéticos.
Felizmente temos opções de tratamento conforme a situação de cada paciente: laser, espuma, aplicação, cirurgia.
Muitas vezes o tratamento requer a combinação de várias técnicas. Isso sempre irá depender do tipo de veia e do quadro clínico apresentado pelo paciente.
Como você deve se lembrar de artigos anteriores, existem alguns tipos dessa terapia. Vamos ver qual a mais indicada para o caso?
Escolhendo o tratamento para as varizes
Um dos métodos mais modernos atualmente é a escleroterapia de espuma de polidocanol, mais conhecido como escleroterapia por espuma. Este é um tratamento de baixo risco, que não necessita de anestesia ou cortes e pode ser feito em consultório. Essa intervenção costuma durar, em média, 30 minutos e o paciente já pode retomar suas atividades.
Outro método, também, usado continua sendo o CLaCS, laser com escleroterapia com glicose ou outra solução esclerosante. Apesar de parecer estranho, a glicose pode, sim, ser usada nesses pacientes, desde que o paciente seja um diabético controlado.
Durante o procedimento é utilizado um aparelho de realidade aumentada, conhecido como VeinViewer, que possibilita a visualização de veias mais profundas, não visíveis a olho nu. O CLaCS é, também, um procedimento simples, seguro e eficaz, realizado em consultório médico e não necessita repouso, possibilitando pronto retorno às atividades normais.
Como melhorar a circulação em diabéticos?
Entretanto, de nada adianta tratar a relação varizes e diabetes, se a pessoa não controlar a sua doença e nem realizar modificações de hábitos pessoais. A diabetes requer um plano de gestão ao longo da vida.
As modificações no estilo de vida são uma oportunidade para os diabéticos assumirem o controle de sua saúde. Confira algumas dicas que esse paciente precisa seguir!
- Tenha uma alimentação saudável, pobre em açúcares;
- Pratique atividades físicas regularmente;
- Mantenha os pés sempre limpos e bem calçados;
- Beba, em média, 2 litros de água por dia;
- Visite os seus médicos regularmente;
- E cuide da sua circulação!
Para saber mais da relação entre varizes e diabetes, quais os melhores tratamentos e como evitar complicações, não deixe de agendar uma consulta.